Vino Rosso, Good Magic e Justify garantem vaga no Derby

Semana de máxima importância para a formação do campo do Kentucky Derby 2018, com três preparatórias que mexeram com a emoção dos espectadores. O Wood Memorial Stakes (GII), na distância dos 1800 metros, pista de areia, com bolsa de 750 mil dólares, preparatória final de Nova York, foi disputada no Hipódromo de Aqueduct. Com nove inscrições, tinha Enticed como favorito. Com um fim eletrizante, a vitória ficou com Vino Rosso (Curlin e Mythical Bride, Street Cry), de propriedade da Repole Stable, conduzido por John Velazquez e treinado por Todd Pletcher. O desfecho da prova gerou uma sindicância da comissão de corridas e uma reclamação do jóquei de Enticed, Junior Alvarado, contra o ganhador. Após longa análise, o resultado de pista acabou sendo confirmado na ordem de chegada.

Essa foi a terceira conquista de Vino Rosso em cinco atuações, primeira na esfera clássica. Com essa vitória, o alazão somou 100 pontos e alcançou a quarta posição na corrida para o Derby, com 107. Um detalhe interessante, a Repole Stable, coloca dois animais entre os quatro primeiros pontuadores, já que Noble Indy tem 110 pontos e ocupa a terceira posição no ranking.

Em Keeneland, foi disputado o tradicional Blue Grass Stakes (GII), também em 1800 metros, pista de areia, e recebeu 15 inscrições. O potro Quip acabou sendo retirado por opção de seus responsáveis e será inscrito na semana que vem, na última prepatatória, o Arkansas Derby (GI), no hipódromo de Oaklawn Park. Good Magic, vencedor da Breeder’s Cup Juvenile de 2017, aparecia como grande favorito, mesmo após seu reaparecimento fraco, no Fountain of Youth Stake, em Gulfstream Park e não decepcionou dessa vez. Com uma vitória convincente, derrotou Flameaway, que realizou uma grande corrida. Sporting Chance foi o terceiro, fazendo muitas manhas na reta, e acabou desclassificado para quarto, após sérios prejuízos causados à Free Drop Billy, nos 200 metros finais.

Com essa disputa, Good Magic (Curlin e Glinda the Good, Hard Spun) chegou a liderança no ranking para o Derby com 134 pontos. Conduzido por José Ortiz e treinado por Chad Brown, chegou a segunda vitória de sua campanha, ambas clássicas em cinco saídas e pertence a uma parceria entre a eFive Racing e a Stonestreet Stables.

Finalizando a semana, tivemos a realização do Santa Anita Derby (GI), em 1800 metros, pista de areia, com dotação de 1 milhão de dólares. Com sete inscritos, o público lotou o Hipódromo de Santa Anita Park aguardando um duelo entre o líder da Califórnia, Bolt d’Oro e o invicto Justify. Na pista, conduzido por Mike Smith, Justify esbanjou categoria e venceu de ponta a ponta de forma brilhante, e deu a Bob Baffert sua oitava vitória na prova. Bolt d’Oro, em ótima atuação, foi segundo firme. Ambos chegarão ao Derby como fortíssimos candidatos.

Justify (Scat Daddy e Stage Magic, Ghostzapper) manteve-se invicto através de três apresentações. Chega no Derby com 100 pontos e como provável favorito. Assim como Audible, outro forte concorrente ao Derby, Justify pertence a uma parceria entre a Winstar e a China Horse International Club.

Texto: André Rodrigues

Fotos: Internet

Compartilhe com seus amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *