Tríplice Coroa: o chão vai tremer!

Neste final de semana, iremos acompanhar potros e potrancas de primeira linha no Hipódromo da Gávea duelando na primeira prova da Tríplice Coroa. Abaixo, uma análise dos principais competidores.

No páreo destinado as potrancas, o Grande Prêmio Henrique Possolo (GI), teremos 10 competidoras  em 1600 metros na pista de grama.

O Stud Red Rafa apresenta duas pensionistas, Mariko Mori e Mendieta. A primeira, filha de Cape Town e Golden Land por Nedawi, vem de vitória na sua última apresentação e vai em busca do primeiro triunfo em páreo clássico. Mendieta, filha de Cape Town e Break Time por Reve Dore, tem apenas uma vitória em sua campanha na pista de areia, mas já obteve um bom quarto lugar no Grande Prêmio Francisco Villela de Paula Machado (GII) na mesma distância.

O Haras Figueira do Lago terá também duas excelentes representantes no GP: Lisboeta e Little Bad Girl. Lisboeta é uma filha de Quick Road e Desejada Quality por Elusive Quality, e mostra uma campanha bem regular. Ela obteve uma vitória na turma e colocações no Clássico Octávio Dupont (L.) finalizando em segundo lugar. Já no Grande Prêmio Margarida de Polak Lara (GI) ficou com a terceira colocação, mesma posição conquistada  no Grande Prêmio Carlos Gilberto e Carlos Telles da Rocha Faria (GII) e Grande Prêmio Roger Guedon (GIII).

Sua companheira Little Bad Girl reforça bastante a parelha, com três vitórias em sua campanha, sendo uma delas bastante graduada, passando na frente no Grande Prêmio Oswaldo Aranha (GII) em 2400 metros na grama. Ela é uma filha de Agnes Gold e Wild Moon por Wild Event.

Pineapple Pie é o nome do Haras Doce Vale na primeira prova. Após uma estréia de luxo com a primeira colocação no Grande Prêmio Luiz Fernando Cirne e Lima (GIII), ela teve tem apenas três atuações e vai buscar mais uma vitória graduada em sua campanha. Em sua primeira ida à Gávea, essa filha de Wild Event e I Scream por Ay Caramba já mostrou ser forte candidata à coroa.

Grandeza e Gaivina levam o carimbo do Haras Santa Maria de Araras, essa parelha ainda conta com Gana Forte que irá defender a farda da Coudelaria Araras, formando um trio muito forte. Grandeza tem cinco atuações, sendo uma vitória na turma e quatro colocações em provas clássicas. Já Gaivina tem uma campanha de encher os olhos, por isso contou com a preferência de Valdinei Gil, jóquei contratado da farda. Até o momento, são cinco apresentações com três vitórias na Prova Especial Indian Chris, Prova Especial Virginie e Clássico Octávio Dupont. Por fim, Gana Forte deve ser a potranca a tentar impor o ritmo do páreo. Se escapar na frente, vai ser osso duro de roer.

 

Já o Haras do Morro, em excelente fase, apresenta Naomi Broadway, ela que já passou pelo Paraná e São Paulo, agora se encontra no Hipódromo da Gávea. Após uma quarta colocação no Grande Prêmio Roger Guedon (GIII) , ela terá mais uma prova com suas principais adversárias no próximo final de semana. Naomi é uma filha de Salto e Via Broadway por Northen Afflet.

Doppio Shanghai faz sua estreia no Hipódromo da Gávea com a farda do Haras Cifra, cujos animais se encontram alojados no CT Vale do Itajara. Ela ainda tenta sua primeira vitória na campanha, porém está em forma e mantendo uma campanha regular. Doppio Shanghai conta com a direção de AM Souza, jóquei contratado da Coudelaria.

Mas a emoção não para por ai, afinal, ainda teremos o Grande Prêmio Estado do Rio de Janeiro, a primeira prova da Tríplice Coroa para os potros.

O Haras Moema trás o craque Olimpico de Cidade Jardim. Vencedor de três provas das seis que disputou até o momento, incluindo os GPs Presidente José de Souza Queiroz (GII) e Juliano Martins (GI), ele irá estrear no Hipódromo da Gávea , sendo pilotado pela joqueta Jeane Alves.

Garrison do Stud Pedudu, tem uma vitória na pista de areia e outra na pista de grama, ambas na turma. Nos clássicos, conquistou duas colocações: uma quarta colocação no GP José Buarque de Macedo (GIII) e quinto lugar no GP Frederico Lrundgren (GIII).

Dark Bobby vem impressionando na pista de areia com duas atuações de luxo.  Se ele conseguir se adaptar ao gramado em sua estreia neste tipo de pista, tem tudo para chegar brigando pelas primeiras colocações, quem sabe dando alegria ao Stud Stabile Quintella.

Taksim terá o prazer de ser pilotado pelo maior ídolo do nosso turfe e recordista mundial de vitórias, Jorge Ricardo. Sendo preparado com capricho pelo C.Morgado Neto, o potro de Carlos dos Santos, vencedor da preparatório da Taça de Prata, vem tinindo pra lutar pelas primeiras colocações.

Olympic Impact, o vencedor do Clássico Sandpit (GIII), irá representar a tradicional farda rubro negra do Haras Regina. Com três vitórias em sete atuações, ele é mais um nome forte para esse GP que será bastante disputado.

O Stud Eternamente Rio não para de fabricar craques. Dessa vez, Leviatan é, com certeza, o principal nome do páreo. Ele que obteve uma segunda colocação na estreia, conseguiu três vitórias consecutivas, incluindo o GP Frederico Lundgren ( GIII) e Clássico Ernani de Freitas (L.) .

O ligeiro Garbo Talks é um dos principais nomes da prova, mostrando que sai do box com pressão e chega correndo violentamente nos metros finais. Ele já deixou o recado, se deixarem “florear” na frente, não vão pegar nunca mais. O representante do Haras do Morro é nome certo para as primeiras colocações do páreo.

Gol na Certa do Stud Grenoble, tem duas vitórias no quilômetro e foi levado a distância pelo seu staff, já visualizando a tríplice coroa. Ele fez duas boas atuações nos 1600 metros, distância que irá atuar neste páreo e pode atropelar nos metros finais, principalmente se o ritmo do páreo sair intenso nos  iniciais. Finalizou em terceiro no GP Frederico Lundgren(GIII) e quarto colocado no GP José Buarque de Macedo (GIII).

Inforcer, vencedor do Grande Prêmio Jockey Club Brasileiro e escolhido como melhor potro de 2 anos do ano passado, vem muito bem preparado pelo seu treinador I C Souza. Ele que sempre acreditou que o potro é de primeira, já colheu frutos no ano passado e Inforcer mostra que ainda pode muito mais. Quem sabe pode buscar sua segunda vitória clássica, levando para o disco a farda do Stud Best Friends.

Todas essas feras estarão presentes no Hipódromo da Gávea e você não pode perder cada momento desta disputa. Confira ao vivo na TV Turfe ou no site da PMU Brasil.

Texto: Diego Guedes

Fotos: Internet



Compartilhe com seus amigos