Craque de Ponta


O turfe possui histórias que nos trazem grandes recordações. E nos emocionam! Uma delas é a do craque Itajara, animal criado pelo Haras São José & Expeditus. Nascido na geração de 1983,  o castanho de propriedade da família de Linneo de Paula Machado, saiu invicto das pistas em suas sete apresentações.  Tríplice Coroado em 1987, deixou as corridas para ingressar na reprodução, onde produziu, em apenas três gerações, 22 ganhadores clássicos como os craques Siphon e Romarin. Não poderia ser diferente. Itajara era filho do reprodutor francês Felício e da égua brasileira Apple Honey, por Falkland, treinado por Francisco Saraiva e sempre pilotado por José Ferreira dos Reis, o Reisinho. Era um fenômeno! Experts do turfe nacional o consideravam um dos maiores cavalos do Brasil. Afinal, ganhou todas as corridas que participou. Incrível! Com chuva, sol ou vento, lá estava ele, alcançando a reta final em primeiro lugar.Foi um craque de ponta!

Itajara era motivo de lotar, diversas vezes, o Hipódromo da Gávea. Vencia seus oponentes com muita facilidade, tomando rapidamente a dianteira, logo após a partida. Na sua estreia, em pista de areia em 1986, na distância de 1100 metros, ganhou por mais de 10 corpos, com a pista encharcada, igualando o recorde na época (1m06s2) . Ainda naquele ano, venceu mais duas provas: em 1300 e 1600 metros, também na pista de areia. Depois veio a estreia em pista de grama e as conquistas em páreos de Grupo I. Venceu o  Grande Prêmio Estado do Rio de Janeiro, em 1600 metros, o Grande Prêmio Francisco Eduardo de Paula Machado, em 2000 metros, o Grande Prêmio Cruzeiro do Sul, na distância de 2400 metros pelos impressionantes 16 corpos e por fim, conquistou o Grande Prêmio Jockey Club Brasileiro, em 3000 metros, chegando ao êxito por mais de 100 metros de diferença do segundo colocado. Foi então que sagrou-se Tríplice Coroado.

O melhor cavalo de todos os tempos parou de correr perto de completar quatro anos. Morreu novo, na Argentina, vítima de cólica.

Texto: Fernando Cury

Fotos: internet

Compartilhe com seus amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *