Quarto de milha: características, curiosidades e mais sobre essa raça de cavalo

quarto de milha

Você já deve ter reparado na agilidade dos cavalos montados pelos cowboys americanos. São animais da raça Quarto de Milha (American Quarter Horse), tipicamente fortes e velozes.

Trata-se de uma raça de cavalos desenvolvida há mais de 400 anos nos Estados Unidos da América. Nesse país, tornou-se quase que adorada, com milhões de animais oficialmente registrados.

Neste artigo, conheça mais sobre essa raça de cavalos que encontrou admiradores em todo o mundo.

Histórico do cavalo Quarto de Milha

O cavalo Quarto de Milha é a raça mais popular em seu país de origem, os Estados Unidos da América. Nesse país, no início dos anos 1600, colonos ingleses passaram a cruzar éguas Puro Sangue Inglês com cavalos nativos (conhecidos como mustangues), originalmente espanhóis.

Desses cruzamentos iniciais foram sendo selecionados animais com características próprias para a lida do gado. No trabalho do vaqueiro, o animal se especializou a ponto de tornar-se imbatível nas atividades de campo.

Após o trabalho nas fazendas, aqueles vaqueiros se reuniam às vezes em uma rua da cidade e disputavam corridas de curta extensão. Como se costumava adotar cerca de 400 metros para a corrida, o que corresponde a um quarto de uma milha (1.600 metros), o termo acabou por designar a própria raça.

Naquelas oportunidades, percebia-se que o cavalo apresentava uma explosão de energia muscular, tornando-se invencível em curtas distâncias. Com isso, passados mais de 400 anos, até hoje o Quarto de Milha é reconhecido e empregado como um excelente cavalo de corrida.

Na verdade, ele é sempre citado quando são relacionadas as principais raças utilizadas para corrida de cavalos. Contudo, esses animais têm outras características pelas quais se destacam.

Características da raça Quarto de Milha

Considerado o primeiro cavalo de raça americano, tornou-se o mais popular em todo o mundo. E não é à toa: só na American Quarter Horse Association (AQHA), a mais importante associação de criadores, estão registrados mais de 3 milhões de animais.

Ele apresenta uma altura média de 1,52 metros, uma cabeça pequena e um corpo muito forte. Como resultado de sua conformação física, a principal característica da raça é a potência de seus músculos traseiros fortemente desenvolvidos. É o que lhe garante as explosivas arrancadas de que é capaz.

Outro traço próprio é sua capacidade de parar abruptamente, o que muito facilita a lida do gado. Ao mesmo tempo, esse domínio que o animal apresenta nos movimentos e nas paradas, assim como a habilidade de girar em torno de si mesmo, faz com que ele seja excepcional nas provas de hipismo rural.

Apesar de rústico, a personalidade dócil do cavalo Quarto de Milha lhe concede a preferência nos desfiles e nas paradas militares. Além disso, é considerado um cavalo muito inteligente e de doma fácil.

Todas essas características fazem da raça uma das preferidas em todo o mundo. Sua agilidade, força, velocidade, docilidade e facilidade de manejo conferem ao Quarto de Milha o lugar merecido.

Curiosidades sobre a raça

Os cavalos da raça Quarto de Milha são realmente muito velozes. Alguns animais são capazes de atingir velocidades que chegam a mais de 88 km/h. Apenas 20 segundos foi o tempo que um cavalo da raça levou para percorrer 402 metros (1/4 de milha). Esse feito tornou o Quarto de Milha o cavalo mais rápido do mundo.

O cavalo mais famoso de todos os tempos da raça Quarto de Milha foi Dash for Cash. Esse animal foi um campeão nas pistas, assim como no seu desempenho como reprodutor, produzindo gerações de vencedores.

Os participantes das vaquejadas disputadas no Nordeste brasileiro também consideram esse cavalo o melhor para as atividades. Aquelas características de força e agilidade tornam o animal próprio para as provas, como no hipismo rural.

A AQHA estima que existam mais de 5 milhões de cavalos da raça em todo o mundo. E, para comprovar a popularidade do Quarto de Milha em seu país de origem, existe um museu exclusivamente para ele. O American Quarter Horse Heritage Center & Museum, na cidade de Amarillo, no Texas, recebe cerca de 30 mil visitantes todos os anos.

Melhores aplicações

As características do cavalo Quarto de Milha permitem a utilização de animais da raça para um grande número de atividades. Algumas aplicações, no entanto, se destacam pelo desempenho que os animais apresentam. Confira.

Competições e esportes equestres

A versatilidade lhe permite destacar-se nas corridas, assim como nas provas rurais. Desse modo, três tambores, seis balizas, prova de rédeas e laço, entre outras, estão no teatro de operações esportivas da raça. Do mesmo modo, estão as provas de vaquejada.

Trabalho no campo

Na lida do gado, principalmente, esses cavalos são imbatíveis. Sua performance, agilidade e facilidade de controle fazem deles os grandes parceiros dos vaqueiros.

Lazer

Considerado como um dos cavalos mais dóceis e inteligentes do mundo, o Quarto de Milha é ideal para o lazer. Assim, um passeio a cavalo pelo campo em família, por exemplo, encontra na raça os seus melhores companheiros.

Equoterapia

A equoterapia é um tratamento para o corpo e a mente, que faz uso de cavalos, tanto para pessoas adultas como para crianças. A raça é especialmente recomendada para esse fim, principalmente em razão de sua docilidade tão característica.

A raça no Brasil

No Brasil, a história do Quarto de Milha começou no ano de 1955, com a importação de 6 animais pela empresa Swift-King Ranch. Originários de sua matriz norte-americana, a famosa King Ranch, no Texas, a maior fazenda dos EUA, os animais logo despertaram o interesse de diversos potenciais investidores.

Alguns anos mais tarde, em 15 de agosto de 1969, foi fundada a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), no Parque da Água Branca, em São Paulo. Ainda hoje, a ABQM funciona no mesmo local. Até o início de 2017, o plantel da raça junto à associação registrava mais de 500 mil animais no Brasil, distribuídos por todos os estados brasileiros.

Segundo os registros oficiais, nos últimos 5 anos, foram comercializados mais de 27 mil animais, totalizando mais de R$ 1 bilhão. A média de preço por animal no Brasil hoje é da ordem de R$ 43 mil.

Esse é o mundo do cavalo Quarto de Milha, com sua história, principais características e curiosidades que você conheceu. Não é à toa que é a raça mais popular.

Quer saber muito mais sobre cavalos e esportes equestres? Assine nossa newsletter e descubra as competições e as corridas que você pode acompanhar.



Compartilhe com seus amigos