Conheça o cavalo puro-sangue lusitano e entenda suas características

Conheça o cavalo puro-sangue lusitano e entenda suas características

Considerado um dos mais belos cavalos do mundo, o puro-sangue lusitano tem origem em Portugal e vem conquistando cada vez mais o gosto dos criadores brasileiros. Ao lado do inglês e do árabe, essa linhagem completa as três existentes de puro-sangue, todas com uma genética totalmente favorável tanto esteticamente falando quanto voltada às modalidades esportivas.

Dóceis, de fácil criação e adestramento, os cavalos da raça são imponentes e dos melhores para a prática da equitação. Quer conhecer mais sobre essa linhagem? Então confira o nosso post!

Descubra a história do puro-sangue lusitano

Descendente do cavalo ibérico, o puro-sangue lusitano expandiu-se por toda a Europa, Ásia e norte da África, inclusive sendo usado no século XVIII como melhorador genético universal. Trata-se da raça de sela mais antiga do mundo, com mais de 5.000 anos de história.

No Brasil, os primeiros cavalos chegaram por volta de 1541, estabelecendo-se definitivamente por meio da vinda da família real portuguesa, em 1808. No entanto, ao longo dos anos, a genética da raça foi sofrendo influências que contribuíram para uma melhoria na força de tração, deixando os cavalos propícios para o trabalho no campo e em modalidades esportivas, como as provas de trote.

Os criadores podem se filiar à Associação Portuguesa do Cavalo Puro-Sangue Lusitano (APSL), hoje com filiados de várias regiões do Brasil.

Veja os números da raça

Com uma herança genética da Andaluzia, na Espanha, e de Portugal, o puro-sangue lusitano tem mais de 350 criadores no Brasil. Grande parte está concentrada no estado de São Paulo. No entanto, existem cavalos da raça no Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, em Minas Gerais e na Bahia.

Segundo a APSL, mais de 13 mil animais estão registrados no país, sendo o segundo maior plantel do mundo, atrás apenas de Portugal. Mesmo não estando no primeiro lugar em quantidade de animais, os dois maiores criadores da raça são brasileiros.

Conheça as características do puro-sangue lusitano

O cavalo da raça é conhecido por sua versatilidade, andamentos ágeis e elevados. São dóceis e submissos ao cavaleiro. O puro-sangue lusitano se diferencia dos demais, inclusive com uma característica quase impossível com as demais linhagens: os criadores podem deixar vários garanhões no mesmo espaço que não haverá problemas.

A estatura é média, com cerca de 1,55 m para fêmeas e 1,60 m para os machos aos seis anos, com silhueta em quadrado. A pelagem frequentemente é tordilha, castanha, preta, azalã, baia, palomina e isabel.

A condução do cavalo é tranquila, e o cavaleiro fica bem confortável com o andar do PSL. A cabeça é bem proporcionada, de comprimento médio, entre outras características que enfatizam a beleza do animal.

O olhar do puro-sangue lusitano transmite vida e muita energia, concentração e foco. São indicadores que enfatizam a confiança do cavalo, ou seja, é preciso firmeza para uma condução adequada.

Por isso, o temperamento do PSL é nobre, generoso e ardente. O pescoço é de comprimento médio assim como o peitoral, com uma garupa forte e arredondada, bem proporcionada.

De uma forma geral, o cavalo conquista muita gente não só pela beleza, mas justamente por ser útil em várias situações, como veremos a seguir.

Saiba quais são as principais habilidades do PSL

Com uma tendência natural para a concentração, o puro-sangue lusitano tem uma grande predisposição para exercícios, com habilidades que são totalmente favoráveis aos trabalhos no campo, como na condução do gado e até mesmo caça em países onde a prática é permitida.

A raça também se sai muito bem no hipismo. Isso porque os cavalos são ágeis e com estatura adequada para saltos e outras provas. A fisiologia do PSL é bem fortalecida, e isso contribui para atividades de grande explosão, como tambor e até toureio.

Nos enduros, a raça se destaca. A genética é favorável à condução em terrenos com obstáculos e terrenos irregulares, além de ser excelente para cavalgadas de longa distância.

Veja algumas curiosidades do puro-sangue lusitano

Assim como outras raças de cavalos, o puro-sangue lusitano também tem algumas curiosidades que fazem parte da sua história ou realidade.

Entre elas, podemos citar que o PSL é o animal que deu origem à lenda grega do Centauro. Segundo a mitologia, os centauros eram formados pela junção de 50% homem e a outra metade de cavalo, criando seres fantásticos que habitavam áreas próximas das montanhas e florestas.

Os centauros andavam elegantemente como um cavalo puro-sangue lusitano, reunindo em suas características a racionalidade dos seres humanos e as paixões inferiores, além de valores dos cavalos.

Outra curiosidade atribuída à raça é que quatro dos cinco cavalos que participaram das provas de hipismo dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011, eram PSL, demonstrando o quanto a raça é valorizada no meio esportivo.

Trata-se do cavalo de sela mais antigo do mundo. Faz mais de 5.000 anos que a raça é utilizada em montaria, fator que explica a boa genética para a equitação. Inclusive, o puro-sangue lusitano já foi muito popular na antiguidade, sendo considerado o melhor cavalo de sela e de combate para atuar nas batalhas que envolviam gregos e romanos.

Era a raça favorita para lazer nas Casas Reais da Europa ao longo da Idade Média. Além disso, foi o principal cavalo responsável pela disseminação da equitação mundo afora. Se hoje vemos corridas hípicas, saltos e várias provas é porque lá atrás o PSL já estava à frente das atividades.

Desvende a importância do PSL nas corridas hípicas

O puro-sangue lusitano é uma das três linhagens que fazem toda a diferença na realidade equestre mundial. Atualmente, está muito presente nas provas de saltos, assim como o puro-sangue inglês é o mais presente nas corridas hípicas.

Nas provas de atrelagem, o PSL sempre está presente e faz uma grande diferença em razão das suas passadas altas e em bom ritmo, conseguindo uma performance acima da média em relação às outras raças.

Outro campo em que é muito valorizado é no turismo rural ou até mesmo nas cerimônias que necessitam de carruagens, principalmente em países europeus. Frequentemente, os cavalos que conduzem as carruagens são PSL, sendo sucesso tanto para admiração dos criadores quanto do público.

Como você pôde perceber, o puro-sangue lusitano é um cavalo de alta qualidade que faz parte de um seleto grupo que contempla os melhores animais atletas do mundo.

Depois de ler este artigo, conheça agora as características e curiosidades de outra linhagem de puro-sangue: o cavalo árabe!



Compartilhe com seus amigos