McKinzie vence o Pennsylvania Derby

No último sábado, 22 de setembro, o hipódromo de Parx, no estado da Pennsylvania, foi o centro das atenções dos turfistas norte americanos, com a realização de duas provas graduadas para os animais de três anos: o Cotillion Stakes, para as fêmeas, e o Pennsylvania Derby, para os machos, ambas em 1800 metros, pista de areia e com dotação de 1 milhão de dólares.

O Cotillion Stakes(GI) reuniu um campo de alto nível e marcou um novo encontro entre as três melhores potrancas da geração: Monomoy Girl, Wonder Gadot e Midnight Bisou, primeira, segunda e terceira colocadas, respectivamente, no Kentucky Oaks. A prova recebeu oito inscrições e tinha Monomoy Girl como grande favorita, com sua campanha espetacular, de oito vitórias em nove saídas, cinco consecutivas, sendo quatro de GI e quase 2 milhões de dólares ganhos.

Após a partida, Jump Ruler assumiu a dianteira, com pequena diferença sobre Monomoy Girl, que não buscou a liderança imediata, como de costume, mas foi mantida junto à cerca por Florent Geroux. Separationofpowers e Wonder Gadot corriam próximas às ponteiras, enquanto Mike Smith mantinha Midnight Bisou logo atrás do bloco dianteiro. Na curva, Monomoy Girl e Separationofpowers se desprenderam mas seus jóqueis abriram. Mike Smith percebeu o espaço deixado junto à cerca e, em um rápido movimento, lançou Midnight Bisou por dentro e passou para segundo, já iniciando o ataque à favorita. O páreo virou um ‘mano a mano’ com muitas trocas de linha na reta. No disco, Monomoy Girl passou na frente com diferença pequena, mas todos já esperavam uma contestação do resultado, pela equipe de Midnight Bisou. Após alguns minutos de deliberações, a comissão de corridas resolveu desclassificar Monomoy Girl e oficializar Midnight Bisou como vencedora da prova.

Essa foi a quinta vitória de Midnight Bisou, em dez saídas. Filha de Midnight Lute e Diva Delite, por Repent, a castanha foi apresentada por Steven Asmussen, chegou à 1,385 milhões de dólares em prêmios e deve reaparecer na Breeder’s Cup Distaff de 2018.

Na sequência, o momento mais esperado da tarde, a disputa da 39ª versão do Pennsylvania Derby (GI), que recebeu dez inscrições, mas a deserção de First Mondays deixou a prova com nove participantes. Alguns dos bons potros da geração, incluindo McKinzie, que era tido como o principal competidor do treinador Bob Baffert para a tríplice coroa mas, por conta de um contratempo após a disputa do San Felipe Stakes, em março, deixou o craque fora da disputa. Lembrando que Baffert acabou optando por Justify, que se consagrou como tríplice coroado. O castanho de propriedade de Michael Pegram, mesmo ausente das pistas por seis meses, foi eleito favorito do público.

Após a partida, o azarão Trigger Warning  assumiu a dianteira, seguido de perto por Bravazo, McKinzie e Mr Freeze. Ao final da reta oposta, percebendo que seu cavalo acompanhava facilmente o ritmo, Mike Smith acelerou McKinzie, que passou a liderar. Na curva, percebendo o movimento do favorito, Core Beliefs, Axelrod e Hofburg foram acionados pelos seus pilotos, mas apenas Axelrod conseguiu aproximação. Após a entrada da reta, os dois se destacaram dos demais, mas McKinzie resistiu com tranquilidade ao ataque de Axelrod, vencendo por quase três corpos de vantagem. Em grande atuação, Trigger Warning finalizou em terceiro.

McKinzie, filho de Street Sense e Runway Model, por Petionville, alcançou a sua quarta vitória, em cinco saídas, com um detalhe interessante: sua única derrota, foi por desclassificação. O castanho soma 906 mil dólares em prêmios e deve reaparecer na Breeder’s Cup Classic, onde fará sua primeira apresentação contra os mais velhos.

Um dado interessante, pra quem acompanha o turfe internacional: Mike Smith venceu as duas provas de GI da tarde e alcançou mais um recorde em sua carreira. O piloto está à 24 meses vencendo, pelo menos, uma prova de GI por mês.

Texto: André Rodrigues

Fotos: Internet

Compartilhe com seus amigos