Entenda como funciona um leilão de cavalo

leilão de cavalo

A renovação de competidores nas pistas de corrida de cavalos é um fator importante para garantir a continuidade e a emoção do esporte. Animais jovens tendem a ter um melhor rendimento, além de conquistarem novos admiradores.

Uma das formas mais utilizadas e confiáveis de adquirir novos animais de qualidade e de origem garantida é através dos leilões.

Neste artigo, você vai entender como funciona um leilão de cavalo, como eles surgiram, como funcionam e se vale a pena ou não participar deles.

Como surgiu o leilão de cavalos?

Os leilões não são novidade. Os primeiros registros são de 500 a.C. Podemos ver essa tradição no Império Romano e na maioria das sociedades posteriores, sejam elas ocidentais ou orientais.

Isso significa que é uma tradição que está presente desde sempre, como uma forma de valorizar artigos importantes e ajudar as pessoas a adquirir produtos raros.

No caso de leilões de cavalos, eles começaram no Brasil na década de 1950. Surgiram nas feiras rurais e, depois da década de 1970, se tornaram uma forma interessante de conseguir vender os chamados animais de elite, aqueles de excelente genética que podem ser utilizados para a evolução da raça. As primeiras raças equinas a serem leiloadas foram o Quarto de Milha e o Mangalarga.

Normalmente, são vendidos os melhores exemplares, os campeões, ou seus descendentes com a melhor genética e que tenham ganho os principais prêmios da raça.

Como funciona um leilão desses?

Mas, então, como funciona um leilão de cavalos? Em primeiro lugar, um criador de cavalos escolhe uma leiloeira, que é responsável pela organização do leilão, sua produção, divulgação e execução.

O criador negociará com a empresa as exigências, como o valor mínimo de lance, os custos envolvidos, as comissões entre as partes e as regras do leilão. Depois disso, ambos definirão qual será a seleção dos animais, a produção e a apresentação de cada “lote”.

Um lote pode ser composto por um único exemplar ou por um conjunto de animais, de acordo com as estratégias definidas pelo criador e a empresa responsável pelo leilão. Muitas vezes, também, a seleção é feita pela leiloeira ou por meio de um assessor especializado, com conhecimento amplo da genética e morfologia dos animais.

Se for um leilão presencial, os animais serão conduzidos até o local do evento, de forma a serem apresentados para a plateia, composta por quem esteja interessado em adquirir um animal. Também é comum que esse tipo de venda seja transmitida pela TV e internet, permitindo lances por telefone e online.

Se ele for realizado apenas pela TV ou pela internet, os animais são apresentados por meio de vídeos e fotos, para que os futuros compradores possam conhecer os lotes que desejam adquirir.

Nesses casos, os participantes serão cadastrados previamente para poder dar os lances desejados. É uma forma de a organizadora evitar inadimplência, que prejudicaria o leilão.

Isso é necessário, pois, por se tratar da venda de animais de boa genética ou de grandes vencedores, o valor de compra pode ser bastante alto, o que potencializa as chances de não pagamento posterior.

Por fim, ainda há os leilões mistos, que iniciam na internet, com um “pré-lance”, e são finalizados em um evento presencial.

Os lances são oferecidos exclusivamente no período de duração do leilão, não podendo ser postergados ou antecipados, começando pelo lance mínimo definido entre o criador e a empresa responsável pelo leilão de cavalos.

Normalmente, os presenciais ocorrem em apenas algumas horas, enquanto os realizados pela internet podem durar alguns dias, devido à necessidade de divulgação prévia.

No final, adquire o animal quem tiver dado o lance mais alto. Um ponto importante, é que o lance não pode ser retirado, ou seja, você só deve fazer uma proposta se tiver certeza de que pode arcar com o valor e que deseja adquirir o cavalo.

Quais as vantagens de participar de um leilão de cavalos?

Para quem deseja adquirir um animal com uma genética de campeão a um preço acessível, os leilões de cavalos são uma excelente oportunidade. Isso porque, fora desse contexto, os valores são bastante elevados e podem fugir do orçamento estimado para a compra.

Porém, é preciso bastante atenção para que a participação no leilão seja efetiva. Isso porque depende muito das intenções do comprador ao adquirir o cavalo, de sua capacidade de comprar, manter os cuidados adequados e, muitas vezes, do que é exigido nas regras do leilão.

No leilão, você pode encontrar o cavalo dos seus sonhos, um verdadeiro campeão, com uma genética impecável e por um valor justo. Poderá, ainda, ser surpreendido por um animal que não parecia ter tanto potencial e que se mostre um espécime diferenciado na prática.

Também é muito comum, os compradores serem acompanhados de um especialista nesse processo, para certificarem-se de que o animal tem todas características procuradas.

Quando se participa de um leilão, é preciso pesquisar os critérios a serem observados para cada raça de cavalo, linhagem genética, preço médio dos animais daquela raça, se apresenta uma boa performance, entre outros.

Isso tudo é importante para você saber quanto deve oferecer de lance. Não dá para definir exatamente quanto vale um animal, mas pode-se pesquisar para saber que não se está adquirindo um item com um valor muito acima do comum.

Essa pesquisa também é importante para identificar boas oportunidades. Muitas vezes, há bons animais que não estão recebendo lances muito altos, sendo uma chance de investimento seguro para você, principalmente para quem está começando a entrar no mundo dos leilões de cavalo agora.

Os leilões de cavalos costumam ser realizados durante grandes exposições ou em feiras agropecuárias — e também antes dos principais eventos do país, como GP Brasil e GP São Paulo, realizados anualmente.

Quanta coisa, não é mesmo? Um leilão de cavalos é um acontecimento curioso onde você pode encontrar os melhores cavalos do turfe nacional e internacional. Falando em curiosidade, você sabe qual é o cavalo mais caro do mundo? Leia o post e descubra!

Compartilhe com seus amigos