Justify vence o Belmont Stakes e se torna o 13º tríplice coroado

Um sábado inesquecível. Com o Hipódromo de Belmont Park completamente lotado, o potro Justify entrava na pista em busca da consagração. Após vencer as duas primeiras etapas da Tríplice Coroa americana, o Kentucky Derby, em Churchill Downs e o Preakness Stakes, em Pimlico, o alazão buscava um feito que apenas doze cavalos haviam conseguido em 143 tentativas.

A prova recebeu dez inscrições e Justify, grande favorito, largava pela baliza 1. Após ótima partida, Mike Smith procurou a liderança e conseguiu impor um ritmo tranquilo, seguido por Restoring Hope, seu companheiro de cocheira. Bravazo e Noble Indy acompanhavam a seguir, mas sem exercer nenhuma pressão no favorito. Na curva, Justify liderava com folga. Vino Rosso fez uma partida longa e passou para segundo. Hofburg, por fora e Gronkowski, por dentro, começavam a se aproximar dos líderes. Na reta, Justify seguiu firme para a consagração final, ganhando por dois corpos de vantagem. Gronkowski, em atuação fenomenal, foi o segundo, após uma péssima largada. Vale lembrar que era a sua estreia em solo americano, depois de quatro vitórias na Inglaterra. Hofburg foi o terceiro e Vino Rosso, o quarto.

Na entrada da reta, Justify liderava, rumo à glória

Justify se tornou o 13º tríplice coroado da história, invicto através de seis apresentações. Filho de Scat Daddy e Stage Magic, por Ghostzapper, já conquistou $3.798,000 em prêmios, em uma curta campanha, que teve início no dia 18 de fevereiro. Nos últimos quatro anos, Bob Baffert, seu treinador, alcançou a sua segunda Tríplice Coroa. Anteriormente, havia conseguido o feito com American Pharoah, em 2015.

Justify vence o Belmont Stakes

Agora é aguardar as notícias sobre o futuro do craque. Com American Pharoah, Baffert correu mais três provas após a conquista da Tríplice Coroa: o Haskell Invitational, em Monmouth Park, na primeira semana de agosto, o Travers Stakes, em Saratoga, no final de agosto, e finalmente, na Breeder’s Cup Classic, em novembro. Em 2018, o festival da Breeder’s Cup será realizado no Hipódromo de Churchill Downs, nos dias 2 e 3 de novembro.

Texto: André Rodrigues

Fotos: Internet

Compartilhe com seus amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *