6 dos melhores filmes sobre cavalos para você assistir

Filmes sobre cavalos

Os filmes sobre cavalos representam o apreço que a humanidade tem por esses animais. Eles foram importantes para o desenvolvimento das sociedades e, enquanto servem como meio de transporte, também são companheiros dos seus donos e se destacam nas pistas de corrida.

A representação desse animal nas telonas é eclética. Alguns diretores buscaram a história de grandes campeões, como o tríplice coroado Secretariat e a sua relação com a dona. Por outro lado, há animações que retratam as mudanças dos países nos últimos séculos.

Separamos uma lista de filmes sobre cavalos para você curtir nos seus momentos de folga. Confira!

1. Secretariat (2010)

Para muitos, Secretariat é o melhor cavalo de todos os tempos. Lançado em 2010, nos Estados Unidos, e baseado em fatos, esse filme de drama esportivo conta a história do animal que venceu a Tríplice Coroa em 1973 — depois de 25 anos sem ninguém alcançar esse feito — e que foi eleito para o Hall da Fama do turfe americano.

Secretariat — uma História Impossível, é estrelado por Diane Lane, que interpreta o papel de Penny Chener, a dona do cavalo. Com pouco conhecimento nesse mercado, ela herda o estábulo do pai e, ajudada pelo treinador Lucien Laurin (John Malkovich), cria um verdadeiro campeão das pistas, mesmo com dificuldades financeiras.

A película mostra como foi a preparação de Secretariat para disputar o Kentucky Derby, que é a primeira parte da Tríplice Coroa. O cavalo teve problemas de humor e não quis se alimentar por conta de um abscesso, o que deixou todos preocupados. Porém, a sua volta por cima resulta em três vitórias e a maior honraria do turfe americano.

2. O Cavalo de Guerra (2011)

Dirigido por Steven Spielberg, uma das figuras mais conhecidas de Hollywood, esse filme fez sucesso ao contar a história da amizade entre um menino (Albert) e um cavalo (Joey). Ted Narracot (o pai) vive em uma fazenda alugada de um milionário e, desconfortável com a situação, arremata o animal em um leilão.

O cavalo não é ideal para realizar a aragem da terra, mas ele cria uma conexão com Albert, que o treina e desenvolve aptidões durante o tempo juntos. O problema é que, com o início da Primeira Guerra Mundial, o equino é levado para o combate e eles se separam. O destaque fica com o fim surpreendente!

3. O Corcel Negro (1979)

Com direção de Carroll Ballard, O Corcel Negro também é um filme dramático, mas que demonstra como os cavalos são animais companheiros e dóceis. Durante uma viagem de navio com seu pai, Alec Ramsey (Kelly Reno) se impressiona com um puro sangue árabe que está a bordo.

Depois de um trágico acidente, somente Alec e o cavalo sobrevivem em uma ilha deserta. Surge uma grande amizade entre os dois, que ultrapassa as limitações de contato e a pouca idade do garoto. Depois do resgate, o animal também é levado para casa, mas foge um tempo depois.

O Corcel Negro é encontrado no estábulo de um treinador aposentado, interpretado por Mickey Rooney, que fica entusiasmado com a sua velocidade e resolve voltar ao trabalho para preparar o cavalo para as corridas. Será que ele será capaz de alcançar o estrelato nas pistas?

4. Arena dos Sonhos (2012)

A combinação entre criança e cavalo funcionou outra vez em Arena dos Sonhos, um filme lançado em 2012 e dirigido por Timothy Armstrong. Porém, o turfe não é o esporte central na telona e, sim, os rodeios, que são muito conhecidos nos Estados Unidos — o mesmo ocorre no interior do Brasil.

Ida (Bailee Madison) é filha de um peão e tem o sonho de iniciar a sua carreira nos rodeios. A sua intenção não é bem-aceita pela família, mas ela vai atrás do seu pai em competições locais e conhece um grupo de montadoras, onde tem a oportunidade de ser treinada por diversos nomes do esporte.

Esse é mais um filme que demonstra o amor pelos cavalos, mesmo que descoberto de uma forma diferente. Uma continuação dessa história foi lançada em 2014, mas com personagens diferentes. Dakota Rose (Haley Ramm) faz parte de uma família de peões e descobre um segredo enquanto se prepara para mais uma competição.

5. Seabiscuit (2003)

Esse é outro filme baseado na carreira de um vencedor nas pistas. Seabiscuit era visto com desconfiança por conta do seu tamanho, mas se tornou uma sensação durante os anos 30, principalmente pela melhora no seu rendimento. Após vencer apenas quatro corridas no início da carreira, ele se transformou em símbolo nos tempos da Grande Depressão.

O filme recebeu críticas positivas dos especialistas e foi indicado para sete categorias do Oscar em 2004. Ao contrário dos outros da lista, tem um caráter mais documental, com narrações em off e a história contada com mais clareza, mas também tem drama no seu conteúdo, principalmente nas relações pessoais da sua equipe.

O sucesso de Seabiscuit é potencializado na sua vitória sobre War Admiral, que foi tríplice coroado em 1937 e aceitou um desafio em Pimlico, palco da Preakness Stakes. Eleito o melhor dos Estados Unidos em 1938, ele se aposentou dois anos depois como o cavalo mais bem pago da época.

6. Spirit — O Corcel Indomável (2002)

Essa animação, que foi indicada ao Oscar, conta a história de Spirit, um cavalo que vive no Velho oeste dos Estados Unidos e faz amizade com um índio chamado de Pequeno Rio. A paixão pela égua, Chuva, é uma das histórias centrais do filme, que demonstra o impacto da civilização no lugar onde eles vivem.

Uma das características de Spirit é que ele não consegue ser domado, mesmo depois de ser capturado por soldados americanos. Um cavalo da raça Kiger foi usado pelos diretores do filme para servir de modelo para o protagonista, que tem a voz de Matt Damon na versão americana.

Os filmes sobre cavalos listados são uma ótima forma de conhecer melhor esse animal e entender a sua importância para a nossa sociedade. Além do entretenimento com os esportes equestres, os equinos são companheiros dos seus donos e figuras tão adoráveis quanto os bichos de estimação.

E aí, gostou desse artigo? Você pode compartilhar o texto nas suas redes sociais e sugerir alguns filmes para os seus amigos!

Compartilhe com seus amigos