Dettori: da Itália para o mundo

Hoje no Baliza1 iremos contar um pouco da carreira vitoriosa daquele que acaba de ser eleito o melhor jóquei de 2018, ele que é considerado pela mídia internacional o melhor jóquei em atividade no mundo do turfe. Estamos falando de Lanfranco Dettori, também conhecido como ” Frankie Dettori”.

Nascido em 15 de dezembro de 1970, na Itália, Frankie teve uma vantagem no início de sua carreira, pois seu pai, Gianfranco, foi um dos principais jóqueis italianos, principalmente nos anos de 1975 e 1976, e o iniciou na carreira aos 12 anos. Embora tenha começado como aprendiz no hipódromo de Newmarket, na Inglaterra, em 1985, foi em terras italianas que Dettori montou 17 vencedores na temporada de inverno de 1986/87.

Dettori é um grande vencedor e não escolhe hipódromo, país ou continente para exercer sua função: já venceu em provas de destaque no Bahrein, Alemanha, Hong Kong, Turquia e Estados Unidos, além de ter se tornado bicampeão do Arco do Triunfo nos últimos anos.  Por conta disso, é um dos profissionais mais conhecidos internacionalmente, o que lhe garante o status de celebridade das corridas de cavalo.

Mas no esporte não se conquista nada sozinho. Para ser esse jóquei de sucesso, Frankie esteve muito bem acompanhado por grandes animais, como Dubai Millenium, vencedor da Dubai World Cup, Enable, égua fenômeno com a qual conquistou a Breeders’ Cup Turf, o Arco do Triunfo e Epsom Oaks, e Cracksman, campeão do Champions Day.

Desde 2014, o jóquei acumulou cerca de 20 milhões de euros em premiação. Somente no ano de 2018 foram mais de 5 milhões de euros. Estas conquistas também contaram com uma parceria de sucesso com o treinador John Gosden, responsável por grandes craques como CracksmanEnable.

Torcedor do Arsenal e dono de bares na Inglaterra, Dettori tem uma marca registrada ao comemorar as vitórias: o salto para descer do dorso do animal. A Inglaterra, aliás, é sua casa na vida e no turfe: foram impressionantes 60 vitórias no festival Royal Ascot até o momento, com direito a festa da família real para o super campeão.

Lanfranco Dettori já escreveu seu nome na história do turfe e, em 2019, promete fazer muito mais. Você pode acompanhar este e outros craques do turfe internacional através da Tv Turfe e do site da PMU Brasil.

Fotos: Acervo PMU Brasil

 



Compartilhe com seus amigos