A tradição do Troféu Mossoró

Criado pela Associação Brasileira de Criadores e Proprietários do Cavalo de Corridas (ABCPCC), o Troféu Mossoró visa premiar os melhores em cada uma das categorias escolhidas ao longo do ano hípico recém-terminado, durante a Copa dos Criadores 2018.

O atual presidente da ABCPCC, Dr. Antonio Landim Meirelles Quintella (à esquerda), na premiação do Troféu Mossoró em 2017

Os vencedores desta temporada serão premiados após a reunião de sábado, 04 de agosto, no prado carioca, em meio aos festejos da realização de mais um Festival da Copa dos Criadores.

Bal A Bali e sua equipe

A principal categoria do Troféu Mossoró é a de Cavalo do Ano (Horse Of The Year) que em sua história já premiou animais como: Roxinho; Pico Central; Dono da Raia (o único bicampeão, em 2005/2006 e 2006/2007); Plenty Of Kicks, Bal A Bali (foto); No Regrets e outros.

Este ano, são cinco os indicados:

Arrocha; Cash do Jaguarete; Flight Time; Quarteto de Cordas; e Silence Is Gold.

Vamos conhecer um pouco mais do que fizeram os cinco concorrentes no ano hípico de 2017/2018, que compreende o período de 1º de julho de 2017 até 30 de junho de 2018.

Arrocha (Pounced e Avon Lady, por Signal Tap) – de criação e propriedade do Haras Estrela Nova. O animal treinado por Roberto Solanés, um dos mais regulares em ação no país, correu nove vezes entre julho de 2017 e junho de 2018, com três vitórias – as principais no GP Lineu de Paula Machado (GI) e no Clássico Sandpit (L.) – e cinco colocações – as principais foram: 2º lugar nos GGPPs Brasil (GI), Estado do Rio de Janeiro (GI) e  Francisco Eduardo de Paula Machado (GI) e 3º colocado no GP Derby Paulista (GI).

Cash do Jaguarete (Public Purse e Flower Fest, por Crimson Tide) – criado pelo Stud Jaguaretê, defendeu suas sedas até ser comercializado com o turfe asiático. O belo castanho treinado por Mario André no Brasil, entre 07/17 e 06/18 correu apenas em duas oportunidades e em ambas deu show na raia, deixando longe os segundos colocados, tanto no GP J.Adhemar de Almeida Prado (GI) – Taça de Prata, na Gávea, quanto no GP Jockey Club de São Paulo (GI), 2ª prova da Tríplice Coroa, em São Paulo.

Flight Time (Put It Back e Quanto Carina, por Wild Event) – um milheiro de exceção, o potro criado pelo Haras Santa Maria de Araras e de propriedade para o Black Opal Stud venceu suas quatro apresentações e segue invicto. Após vencer de forma esmagadora duas provas de turma no Hipódromo da Gávea, o castanho preparado por Roberto Solanés venceu o Grande Prêmio Frederico Lundgren (GIII) e em seguida levantou a 1ª Etapa da Tríplice Coroa carioca, o Grande Prêmio Estado do Rio de Janeiro (GI).

Quarteto de Cordas (Rock Of Gibraltar e New Hampshire, por Punk) – o brilhante ganhador do Grande Prêmio Brasil (GI) 2018 venceu mais duas provas entre julho 2017 e junho de 2018, entre elas o GP José Buarque de Macedo (GIII). Cavalo bastante faturador, Quarteto de Cordas, criado por Beverly Hills Stud, defensor do Haras do Morro, de Sinval Domingues de Araújo, e preparado por Luiz Esteves, chegou entre os cinco primeiros em seis oportunidades: 2º no GP Estado do Rio de Janeiro (GI); 3º no Clássico Ernani de Freitas (L.) e na Copa Leilões JCB; 4º no GP Frederico Lundgren (GIII); e 5º no GP Doutor Frontin (G2).

Silence Is Gold (Agnes Gold e Olympic Firstclass, por First American) – a representante feminina da disputa foi criada pelo Haras São José da Serra e nas pistas defende as sedas do Stud São Francisco da Serra tem duas provas de GI em seu turf-record, no período de julho de 2017 a junho de 2018, o Grande Prêmio Margarida Polak Lara – Taça de Prata, e Grande Prêmio Diana, a mais importante disputa entre as fêmeas de 3 anos, em todo o mundo. Preparada por Julio Cezar Sampaio, Silence Is Gold ainda levantou o GP Mariano Procópio (GIII) e colocou-se mais duas vezes, com os quartos lugares no GP Henrique Possolo (GI) e GP Onze de Julho (GI).

Para a escolha dos animais concorrentes aos prêmios, em cada uma das 15 categorias, foi feita uma comissão julgadora formada por:

4 maiores jornalistas do ramo ou cronista de turfe do JCB (RJ); 3 maiores jornalistas do ramo ou cronista de turfe do JCSP (SP); 2 maiores jornalistas do ramo do JC Paraná; 2 maiores jornalistas do ramo do JCRGS (RS); Handicapper do JCB; Handicapper do JCSP

Estes profissionais foram eleitos pela diretoria da ABCPCC.

Após esta seleção a premiação final será decidida pelos seguintes profissionais de turfe:

2 jornalistas e 1 cronista RJ; 1 jornalista e 1 cronista SP; 1 jornalista ou cronista JCB; 1 jornalista ou cronista JCRGS e JCP; 1 treinador e 1 jóquei RJ; 1 treinador e 1 jóquei SP; 1 dirigente do JCB; 1 dirigente do JCSP; 1 dirigente do JCP; 1 dirigente do JCRGS; o Turfista do ano do JCB (escolhido com páreo a ele dedicado); e o Turfista do ano do JCSP (escolhido com páreo a ele dedicado)

Além de Cavalo do Ano (Horse Of The Year), a premiação terá outras 14 categorias. São elas:

Melhor potro 2 anos (melhor potro nascido em 2015);

Melhor potranca 2 anos (melhor potranca nascida em 2015);

Melhor potranca de 3 anos (melhor fêmea nascida em 2014);

Melhor potro de 3 anos (melhor macho nascido em 2014);

Melhor cavalo ou égua em pista de areia (melhor corredor em raia de areia da temporada);

Melhor cavalo 4 anos ou + (melhor cavalo nascido de 2013 para trás);

Melhor égua 4 anos ou + (melhor égua nascida de 2013 para trás);

Melhor (produto) velocista (“Sprinter”) (melhor cavalo/égua em provas de velocidade);

Melhor (produto) milheiro (“Miler”) (melhor cavalo/égua em provas realizadas na milha);

Melhor (produto) fundista (Stayer) (melhor cavalo/égua em distâncias de fundo – 2.400 metros para cima);

Destaque de garanhão da temporada (melhor reprodutor (pai) do ano, incluindo animais brasileiros e importados);

Destaque de égua-mãe da temporada (melhor reprodutora (mãe) do ano);

Melhor avô materno da temporada (melhor pai de reprodutora (mãe) do ano);

Garanhão Nacional da temporada (melhor reprodutor (pai) nascido no Brasil);

CLIQUE AQUI e veja todos os candidatos, categoria por categoria.

Texto: André Cunha

Imagens: Arquivo JCB 

Compartilhe com seus amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *