Churchill Downs será o palco da Breeders’ Cup 2018

A semana mais esperada do turfe norte americano finalmente chegou. Nos dias 2 e 3 de novembro, quinze provas de grupo I vão atrair os olhares dos turfistas de todo o mundo. Como tradicionalmente acontece, a Breeders’ Cup acontece em um hipódromo diferente a cada ano e, em 2018, será disputado em Churchill Downs, um dos hipódromos mais tradicionais do turfe americano, localizado na cidade de Louisville, Kentucky.

Várias provas classificatórias foram disputadas durante todo o ano e o festival recebeu um número recorde de pré-inscrições, somando 221 entradas no total e mais de 30 milhões de dólares em prêmios a serem distribuídos.

Uma reunião de craques

Importantes animais do cenário atual estarão presentes, como Enable, bicampeã do Arco do Triunfo, Talismanic, vencedor da Breeders’ Cup Turf 2017, Stormy Liberal, vencedor da Breeders’ Cup Turf Sprint 2017, Thunder Snow, vencedor da Dubai World Cup, Roy H, Abel Tasman, Monomoy Girl, além da especial participação do brasileiro Quarteto de Cordas, vencedor do último Grande Prêmio Brasil.

A principal prova, que encerra as festividades, é a badalada Breeders’ Cup Classic. Com 7 milhões de dólares de bolsa e disputada em 2000 metros, em pista de areia, foi vencida em 2017 por Gun Runner, no hipódromo de Del Mar. A prova já teve chegadas inesquecíveis e grandes cavalos como Arrogate, American Pharoah, Zenyatta, e Invasor, vencendo e gravando seus nomes na história do esporte.

A edição 2018 da ‘Classic’, recebeu 19 pré inscritos e apresenta um campo muito equilibrado e sem favorito aparente. Após os encerramentos das campanhas de Gun Runner e Justify, o posto de ‘melhor cavalo em atividade’ ficou em aberto.

Conheça os principais candidatos

Accelerate –  Aos 5 anos, o alazão segue com uma campanha bastante consistente. Com 9 vitórias e 2.5 milhões de dólares em prêmios, Accelerate chega ‘voando’ na Classic, após 3 vitórias seguidas, 2 de Grupo I (Awesome Again Stakes e Gold Cup). Filho de Looking at Lucky e Issues, por Awesome Again, tem o treinamento do experiente John Sadler.

McKinzie – Uma das três inscrições do ‘Hall of Fame trainer’, Bob Baffert, o castanho de Michael Pegram chega como a sua principal esperança. Com uma campanha espetacular de 4 vitórias em 5 saídas, McKinzie acabou ficando fora da tríplice coroa por problemas físicos, mas voltou em grande forma, vencendo o Penn Derby (GI). Terá a condução de Mike Smith. McKinzie é filho de Street Sense e Runway Model, por Petionville.

Catholic Boy – Após um início de campanha voltado para a pista de grama, Catholic Boy mostrou também toda a sua força, em provas em pista de areia, vencendo o Belmont Derby e o Travers, e chega como um dos favoritos. Filho de More than Ready e Song of Bernadette, por Bernardini, é treinado por Jonathan Thomas e será conduzido por Javier Castellano.

Thunder Snow – O craque da Godolphin ainda persegue sua primeira vitória em solo americano. O vencedor da Dubai World Cup de 2018, não tem boas recordações da pista de Churrchill Downs, quando tentou o Kentucky Derby e cravou após a largada. Em 2018, seu treinador, Saeed bin Suroor, enviou o cavalo para os EUA com maior antecedência, para participar da Jockey Club Gold Cup, em Belmont Park, e finalizar seu preparo já em Churchill Downs. Filho de Helmet e Eastern Joy, por Dubai Destination, será, mais uma vez, conduzido por Christophe Soumillon.

West Coast – Após bater na trave nas principais provas de areia do mundo, com dois segundos lugares, na Dubai World Cup e na Pegasus, e um terceiro lugar na Breeders’ Cup Classic, Bob Baffert resolveu descansar West Coast de março à setembro, quando o castanho fez seu reaparecimeto em Santa Anita Park, no Awesome Again Stakes, finalizando em segundo para Accelerate. Claramente fora de forma, ele tem mostrado muita evolução nos recentes treinos e foi confirmado na importante prova. West Coast é filho de Flatter e Caressing, por Honour and Glory.

Os outros pré inscritos são Discreet Lover (Uriah St. Lewis), Pavel (Doug O’Neill), City of Light (Michael McCarthy), Bravazo (Wayne Lukas), Axelrod (Michael McCarthy), Lone Sailor (Thomas Amoss), Mind Your Biscuts (Chad Summers), Mendelssohn (Aidan O’Brien), Gunnevera (Antonio Sano), Yoshida (Bill Mott), Seeking the Soul (Dallas Stewart), Toast of New York (Jamie Osbourne), Collected (Bob Baffert) e Roaring Lion (John Gosden). Lembrando que alguns animais estão pré-inscritos em mais de uma prova e o campo deve ser oficialmente divulgado ainda nesta segunda-feira, 29 de outubro.

Compartilhe com seus amigos