Entenda a importância das bolas de treinamento para cavalos

Entenda a importância das bolas de treinamento para cavalos

Cavalos são animais que gostam de brincar, especialmente quando são oferecidas oportunidades para isso. Entre os melhores elementos para propiciar momentos de diversão são as bolas para cavalos.

Sabe-se que animais que passam muito tempo em baias podem ser tomados pelo tédio. Outras vezes, podem desenvolver comportamentos irregulares, sem qualquer objetivo — como resultado do estresse que muitas vezes se instala.

Assim, brinquedos podem ser de grande ajuda para atividades livres e treinamentos. Continue a leitura e entenda a importância das bolas para cavalos.

Qual a razão de alguns comportamentos anormais?

De modo geral, os cavalos estabulados e alimentados na baia são forçados a assumir uma condição muito diferente daquela que o animal teria se soltado no pasto. Uma dessas mudanças radicais diz respeito ao forrageamento do cavalo, isto é, a sua alimentação.

Assim, em condições naturais, os cavalos se alimentam por curtos períodos ao longo do dia e da noite. Por sua vez, quando estabulados costumam receber sua alimentação na baia em dois momentos do dia.

Se, por um lado, satisfaz as necessidades nutricionais do animal, por outro reduz o tempo de manipulação e ingestão de alimentos. Essa restrição tem sido considerada a grande responsável pelo desenvolvimento de certos comportamentos anormais nos cavalos.

Esses comportamentos podem variar de um cavalo para outro. No entanto, são comuns observar animais, entre outras, adotando as seguintes atitudes:

  • comendo madeira da baia;
  • comendo as próprias fezes (coprofagia);
  • movimentando o pescoço e se balançando para os lados sem qualquer propósito;
  • engolindo ar (aerofagia), produzindo muitas cólicas.

Todos esses comportamentos podem comprometer a saúde e o bem-estar físico dos cavalos em pouco tempo. Por essa razão, quando observados devem ser trabalhados no sentido de descobrir suas causas e fazer o animal abandoná-los.

O que são as bolas para cavalos?

Alguns especialistas em comportamento equino observaram que poderiam ser tomadas certas medidas com o fim de reduzir aqueles comportamentos anômalos. Entre essas iniciativas está o fornecimento de elementos que funcionem como brinquedos para o cavalo.

A bola é um desses instrumentos de diversão muito bem recebidos pelos cavalos. E, claro: são bolas grandes, de modo que o animal possa brincar livremente com elas.

Na verdade, trata-se de uma terapia lúdica, isto é, uma forma de tratamento contra o estresse por meio de brincadeiras. Assim como a bola, outros brinquedos têm se mostrado eficientes no objetivo que pretendem alcançar, ou seja, aliviar o estresse dos animais.

Esses diversos instrumentos hoje são produzidos em escala industrial e comercializados em lojas de produtos equestres. Existem diversos tipos de bolas para cavalos facilmente disponíveis, entre outros tantos brinquedos.

Quais os seus benefícios?

Como visto antes, a utilização de elementos materiais com o fim de diversão para os cavalos, constitui uma oportunidade de reduzir o estresse gerado pelo confinamento. Além disso, são bons instrumentos para exercícios e treinamentos.

Por sua vez, cavalos são animais sociais e gostam de interagir. Nesse sentido, com a utilização de bolas tem sido observada a interação com pessoas e outros animais, incluindo-se cachorros que estimulam ainda mais a diversão.

Cavalos brincando com bolas são realmente muito divertidos. É fácil observá-los nessa condição e percebê-los alegres e brincalhões como se fossem crianças.

Como podem ser utilizadas no dia a dia?

Bolas menores podem ser penduradas no interior da baia para uso confinado no momento que o cavalo quiser. São muito apreciadas e ajudam a afastar o tédio de animais solitários.

Por outro lado, também podem ser deixadas soltas, de modo que o animal possa alcançá-las pela alça, fazendo uso da boca. Diversos movimentos são feitos com a cabeça a fim de movimentar a bola segura pelos dentes.

Bolas grandes são utilizadas quando existe espaço para o cavalo correr. A bola é movimentada com empurrões dados com a cabeça e com as patas, muitas vezes em corridas curtas e irregulares.

A criatividade é muito mais do animal que facilmente inventa brincadeiras para movimentar a bola oferecida. Cavalos adultos brincam assim como fazem os cachorros, correndo de um lado para outro.

Nesses momentos, é fácil notar que o cavalo está realmente se divertindo. Essas experiências oferecem uma grande oportunidade para afastar o estresse desenvolvido no dia a dia do animal.

Quais os tipos de bolas existentes?

Para escolher a melhor bola para seu cavalo, considere o tamanho e o peso do animal. Existem bolas com tamanhos diferentes e formatos diversos disponíveis no mercado.

Bolas infláveis

Pequenas ou grandes, são fabricadas em borracha resistente e são infláveis. São como bolas de futebol ou bolas de praia muito grandes.

Bolas com grandes espaços internos

Algumas são constituídas por uma carcaça oca, com várias aberturas, nas quais podem ser colocados alimentos como alfafa ou similar. Outras possuem apenas um pequeno compartimento onde são colocadas rações e outros petiscos acessíveis quando o cavalo manipula a bola.

Bolas com alça

Geralmente produzidas em borracha, o próprio corpo da bola possui uma alça que o cavalo pode utilizar para pegar com a boca. A mesma alça também pode ser utilizada para pendurar a bola na baia para deleite do animal.

Bolas com corda

São bolas de tamanho médio, com um pequeno pedaço de corda e uma alça pela qual o animal pode pegá-la com os dentes e balançá-la. O interessante dessa bola é que o cavalo pode fazer movimentos giratórios com a bola como um pêndulo.

Outros brinquedos também são eficientes?

Assim como as bolas, existe uma grande variedade de outros brinquedos que podem fazer parte dos cuidados com os cavalos. Todos são interessantes para os animais e oferecem a oportunidade da diversão tão apreciada pelos cavalos e, algumas vezes, bons exercícios também.

Cones rígidos de plástico

São simples cones de plástico rígido, em diferentes cores, que podem ser pegos com a boca e lançados usando o impulso do pescoço.

Estrelas de plástico rígido com pinos

Os elementos podem ser pegos pelos pinos com a boca e lançados, do mesmo modo que os cones. Também disponíveis em diversas cores.

Poliedros de plástico rígido

Em diversos tamanhos e cores, são utilizados para aliviar o tédio dos animais que passam muito tempo nas baias. Os cavalos empurram os objetos com a cabeça e pegam com os dentes lançando-os de lado.

Dessa forma, brinquedos diversos e, em especial, bolas para cavalos podem ser uma ótima oportunidade para atividades desestressantes para os animais. Além de permitirem a diversão, podem ser objetos para treinos e movimentação de animais estabulados.

Gostou do post? Assine nossa newsletter e saiba tudo sobre esportes equestres, corridas de cavalos e como apostar.



Compartilhe com seus amigos