Diversify vence o Whitney Stakes em Saratoga

As fortes chuvas não foram suficientes para estragar a festa do Whitney Day em Saratoga, no último sábado, 4 de agosto. Mesmo com duas provas adiadas e um atraso de quase uma hora na programação, o público lotou as dependência do ‘Spa’, como é carinhosamente chamado. O Whitney Stakes (GI), na distância dos 1800 metros, pista de areia, é uma tradicional prova classificatória para a Breeder’s Cup Classic, e já foi vencida por craques como Gun Runner, Frosted, Blame, Invasor e Medaglia d’Oro, entre outros.

A edição 2018 recebeu oito inscrições e um curioso detalhe: os dois favoritos, Mind Your Biscuits e Diversify, são cavalos criados no estado de Nova York.  O primeiro, xodó dos novaiorquinos, é o animal com mais prêmios da história do estado, com faturamento superior a 4 milhões de dólares, e faria sua primeira apresentação em uma pista com duas curvas. Já Diversify, após uma expressiva campanha em 2017, voltou tinindo em 2018 e vinha de uma vitória no Suburban Stakes (GII), em Belmont Park.

Após ótima largada, Diversify assumiu a dianteira, como de costume, seguido de perto por Dalmore, Tapwrit e Backyard Heaven. Mind Your Biscuits, acompanhava o pelotão da frente na quinta colocação, aproveitando todo o percurso junto à cerca. Na curva, o jóquei Irad Ortiz Jr percebeu que seus seguidores já apresentavam cansaço, deu a partida e abriu 4 corpos de vantagem. Joel Rosario, percebendo que seu principal adversário estava muito na frente, tratou de passar logo pra segundo. Já na reta de chegada, em pista absolutamente encharcada, Diversify manteve a diferença sem ser ameaçado. Mind Your Biscuits manteve a dupla, mesmo sendo muito atacado por Discreet Lover, e Tapwrit finalizou em quarto.

Essa foi a décima vitória da campanha de Diversify, em quinze corridas. Treinado por Richard Violette, é filho de Bellamy Road e Rule One, por Street Cry, e chegou à US$ 1.959.425 em prêmios e, assim como em 2017, conseguiu a vaga para a Breeder’s Cup Classic.

A Breeder’s Cup 2018 está marcada para os dias 2 e 3 de novembro, no Hipódromo de Churchill Downs, no estado americano de Kentucky.

Texto: André Rodrigues

Fotos: Internet