Turfe perde Northern Afleet 

Garanhão da Taylor Made Farm, conhecido mundialmente, morre aos 25 anos devido à uma doença gastrointestinal. O fato ocorreu na sexta-feira passada, dia 1º de junho. Northern Afleet, que nas pistas venceu duas provas de GII e uma de GIII, na reprodução mostrou ainda mais categoria, já que produziu 14 campeões de GI pelo mundo, e todos seus filhos somam uma quantia em premiação maior do que 75 milhões de dólares.

O castanho ficou muito conhecido por sua versatilidade. Produziu animais de Grupo I de 1000 metros na pista de grama até 2400 metros na raia de areia. Isso revela que tanto em distâncias curtas ou longas quanto em pistas diferentes, os pupilos sempre mostraram categoria.

Aqui no Brasil, tivemos a oportunidade de ver seus filhos correndo, porque o Stud TNT trouxe o animal em Shuttled (cavalo que vem de fora do país para cobrir as éguas e depois de um tempo volta ao local de origem), deixando uma linhagem mais que especial por aqui.  Seguem os nomes dos maiores destaques das pistas: Barolo – vencedor do GP Brasil (GI), Baccelo – vencedor do GP Jockey Club Brasileiro (GI), Victory Is Ours – vencedor do GP Paraná (GI), Vitória Olimpica – vencedora do Lineo de Paula Machado (GI), Beach Dance (L, GIII), Kijoliamour (3.L), Montardon (L, GII), I Say You Stay (GII), Viento Del Sur (L), Vôo Livre (2 L, GIII), entre outros ótimos cavalos.

Já nos EUA, o craque produziu outros fenômenos como: Afleet Alex – ganhador do Preakness (GI), Belmont Stakes (GI) e Hopeful (GI), World Approval – vencedor de 4 provas de GI, 3 na milha e uma em 2100 metros, todas no gramado. Outro animal que brilhou foi Evening Jewel, com duas vitórias de GI: uma em 1700m, pista sintética e outra em 1800m, na grama. Além de Amazombie – velocista espetacular que conquistou 3 provas de GI em 1200 metros, destaque para a Breeders Cup Sprint, 1200m, na areia e Teaks North, que ganhou duas provas de GI, uma em 1800m e outra em 2100m, ambas em pista de grama.

Resumindo, com várias feras espalhadas pelo mundo, Northern Afleet deixou seu legado, e vai fazer falta……

Abaixo, veja as principais vitórias de seus filhos.
Breeder’s Cup Mile-GI – 1600 metros, pista de grama
World Approval

Belmont Stakes-GI – 2400 metros, pista de areia (terceira prova da Tríplice Coroa Americana)
Afleet Alex

GP Brasil 2015-GI – 2400 metros, pista de grama
Barolo

Philip H. Iselin Stakes-G3 – 1800 metros, pista de areia
Baccelo

Breeder’s Cup Sprint-GI – 1200 metros, pista de areia
Amazombie

Texto: Lucas Eller 
Fotos: Internet 

1 comentário em “Turfe perde Northern Afleet 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *