Justify e Monomoy girl brilham em Churchill Downs

A chuva até tentou atrapalhar a festa, mas o público compareceu em massa ao Hipódromo de Churchill Downs, para a realização da 144ª versão do Kentucky Oaks e do Kentucky Derby. A versão das fêmeas, realizada tradicionalmente na véspera do Derby, recebeu 14 inscrições. Em um campo equilibrado, trazia o favoritismo de Midnight Bisou (Midnight Lute e Diva Delight, por Repent), que chegava à prova com uma campanha excepcional, com três vitórias (todas clássicas), incluindo o Santa Anita Oaks (GI) e dois segundos lugares, com derrotas por diferença mínima. A preferida do público foi pilotada por Mike Smith e treinada por Bill Spawr. A principal adversária da favorita era Monomoy Girl (Tapizar e Drumette, por Henny Hughes), com cinco conquistas em seis saídas, incluindo o Ashland Stakes (GI). Foi conduzida por Florent Geroux e apresentada por Brad Cox.

A prova teve um train (ritmo) bastante rápido, movido por Take Charge Paula, Sassy Sienna e Monomoy Girl, com parciais de 23.46 e 47.7. Na curva, Geroux deu a partida, dominou o páreo e, junto com Monomoy Girl veio Wonder Gadot, acionada por John Velazquez. As duas travaram um lindo duelo com vantagem no disco para Monomoy Girl, por meio corpo. Em uma corrida fantástica, Wonder Gadot foi a segunda colocada. A favorita Midnight Bisou, depois de sofrer um prejuízo na partida, acabou tendo um percurso muito ruim, especialmente após Mike Smith fazer uma partida longa, no início da curva e ser obrigado a entrar na reta por fora de todos, além de meio de raia, e acabou finalizando na terceira colocação. Com mais sorte, certamente teria brigado pela vitória.

Monomoy Girl resiste ao ataque de Wonder Gador

Com essa conquista, Monomoy Girl chegou a seis vitórias em sete saídas, segunda de GI e já soma $1.720,750 dólares em prêmios.

O vídeo da prova não foi disponibilizado no YouTube, mas você pode assistir acessando este link:

http://www.nbcsports.com/video/monomy-girl-holds-win-2018-kentucky-oaks

Após meses de espera e muita ansiedade, chegava a hora do Kentucky Derby 2018. Com um campo extremamente qualificado e 20 confirmados, tinha o invicto Justify (Scat Daddy e Stage Magic, por Ghostzapper) como favorito, na condução de Mike Smith e treinamento de Bob Baffert. Outros excelentes nomes eram cercados de grandes esperanças, como Good Magic, vencedor da Breeder’s Cup Juvenile, Audible, brilhante vencedor do Florida Derby, Mendelssohn, Bolt d’Oro e Magnum Moon.

O que vimos, foi uma performance inesquecível do alazão Justify. Após a largada, Promises Fullfilled assumiu a liderança e Mike Smith já fez questão de posicionar Justify na segunda colocação. Os parciais foram alucinantes, 22.44 e 45.77, causando apreensão em relação à estratégia escolhida por Smith. Na curva, o ponteiro cansou e Justify assumiu a dianteira, mas logo perseguido pelo segundo favorito Good Magic, que parecia estar numa posição bastante confortável, com José Ortiz. Na reta, Good Magic bem que tentou atacar Justify, mas acionado por Mike Smith, o craque correspondeu e fugiu novamente para a linha de chegada. Good Magic, em grande atuação, foi o segundo, mesmo muito atacado nos metros finais por Audible, que acabou tendo dificuldades com o estado da raia e a estratégia errada escolhida por Javier Castellano. Instilled Regard, em ótimo esforço final foi o quarto, após sofrer sério prejuízo na largada, e My Boy Jack, que corria na última colocação, terminou em quinto.

Justify leva a primeira coroa

O vídeo da prova não foi disponibilizado no YouTube, mas você pode assistir acessando este link:http://www.nbcsports.com/video/2018-kentucky-derby-justify-wins-144th-kentucky-derby

Vale lembrar que essa é apenas a quarta corrida de Justify, que estreou nas pistas no dia 18 de fevereiro, menos de três meses antes do Derby. Com essa conquista, manteve-se invicto, com duas vitórias de GI e $2.098,000 dólares em prêmios e, logo após o triunfo, foi confirmado por Bob Baffert no Preakness Stakes, segunda prova da Tríplice Coroa, no dia 19 de maio, no Hipódromo de Pimlico, em Maryland.

Texto: André Rodrigues

Fotos: Internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *